Com apoio do deputado Joseildo, mais de 400 agricultores de Alagoinhas recebem Cadastro Ambiental Rural


“Estou feliz em ver meus companheiros agricultores receberem o cadastro ambiental. Regularizar a terra é fundamental hoje em dia para podermos participar dos benefícios públicos e sermos legalmente reconhecidos. Agradeço ao mandato do deputado Joseildo Ramos que deu todo apoio para que eles pudessem fazer a inscrição gratuitamente, por meio do Governo do Estado. Sabemos que a situação financeira dessas pessoas é baixa e essa ajuda fez toda diferença.” A afirmação é de Joanice de Santana (Jane), presidente da Associação do Quizambu, situada no Riacho da Guia, comunidade rural de Alagoinhas.

Ela esteve no evento de entrega dos certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado nesta quarta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Alagoinhas. Na oportunidade, mais de 400 agricultores foram beneficiados com este documento que comprova o registro público das terras e possibilita que eles tenham a regularização da situação ambiental de seus imóveis rurais. “Isso quer dizer que todos esses agricultores poderão buscar financiamentos, como recursos para irrigação, dentre outros, o que dará oportunidade deles crescerem e desenvolverem o seu negócio,” complementou Jane.

O deputado Joseildo afirmou estar muito contente com as certificações e parabenizou o

Governo do Estado pela iniciativa. “Algumas empresas privadas estavam cobrando para assessorar os agricultores na inscrição para receber o cadastro, mas sabemos das dificuldades desses trabalhadores e ajudamos na mobilização e logística para que aproveitassem a gratuidade no processo, concedida pelo governo. Inclusive, quero parabenizar o nosso governador Rui pela sensibilidade em conceder esses documentos”, disse.

Beneficiados

Entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o cadastro beneficiou agricultores com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (120 hectares), que desenvolvem atividades agrossilvipastoris, incluindo assentamentos, projetos de reforma agrária e comunidades tradicionais que fazem uso coletivo do seu território.

Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT)
Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na ALBA
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Aragão Notícias.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Aragão Notícias pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.