Edney Santiago, Ailto Borges, prefeito Joaquim Neto e Marcus Aragão, no estúdio da Rádio Digital FM.
Um dos maiores fenômenos de audiência em Alagoinhas, o programa Digital News, criado pelos radialistas Vanderley Soares e Ailton Borges em 8 de setembro de 1997, com o nome Pauta Livre, completa 25 anos hoje (8) e foi o divisor de água na audiência radiofônica na cidade de Alagoinhas.
Em seu texto sobre o mês de setembro, Belmiro Deusdete cita a criação do programa. Vanderley Soares e Ailton Borges dividiam a apresentação do programa na antiga Alagoinhas FM, que ainda funcionava numa sala ao lado de um posto na BR 101, e tinha como referência o escritório do Jornal Gazeta dos Municípios, a partir do dia 26 de novembro do mesmo ano, como ponto de apoio para as cartas, doações e contatos, em época em que a internet ainda estava chegando na cidade e pouco se sabia sobre ela.
Os contatos eram por telefone, lembra Vanderley Soares, que plagiou o nome Pauta Livre da Rádio Excélsior da Bahia, onde trabalhou a partir de 1986, se transformando no programa de maior audiência do rádio alagoinhense dos últimos anos 25 anos.
Vanderley Soares lembra que quando chegou em Alagoinhas, em 1993, a cidade ouvia a rádio Emissora de Alagoinhas AM 1.240, mas não tinha uma FM de peso, popular, por isso que as FMs mais ouvidas aqui eram a Itapoan, Piatã e a AM Rádio Sociedade.
Era uma concorrência pra saber quem tinha mais audiência, conta ele, até surgir o programa Pauta Livre, cujo formato caiu na boca do povo e logo alcançou todos os lares alagoinhenses. “Era fantástico, pois quando eu fazia o programa itinerante, nos bairros, era uníssono, quase todas as casas ouvindo o mesmo programa”, conta Vanderley Soares. Antes, entre 1993 e 1994, ele criou o programa Panorama Ragional, na Catuense FM, hoje 93 FM, ao lado de Ailton Borges e Aloisio Santana, esse último já falecido.
A cidade de Alagoinhas não tinha a cultura de usar os programas matinais como ferramenta para suas reivindicações, e o Pauta Livre deu esse feed back para a cidade, que tinha, além dos apresentadores, o plantonista –Edney Santiago-, que continua na função até hoje, e os repórteres de rua. Muitos passaram pela reportagem até chegar Marcus Aragão e criar um padrão de notícia de rua e policial, entrevistas com o povo e suas aspirações.
Até hoje o nome Pauta Livre ainda é lembrado. Muita gente ainda diz “vou amanhã ao Pauta Livre dar uma entrevista”, em alusão ao programa Digital News, alguns anos depois que a emissora foi adquirida pelo Grupo Lomes de Rádiodifusão.
Com a direção de Maria Luiza, que responde pela administração desde que passou para o Grupo Lomes, a Rádio Digital tem no programa Digital News um dos maiores instrumentos de comunicação do interior da Bahia. Poucos programas conseguem uma longevidade tão grande quanto ele.
Vanderley Soares
0 comments:
Postar um comentário