Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bloco anunciou que está aberto para uma possível expansão, com adesão de novos membros; Maduro disse que espera uma resposta positiva
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou, nesta segunda-feira (31), que o país enviou uma proposta oficial para entrar no grupo do Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi dada em um programa de televisão.
Maduro disse que a associação tem um papel de liderança na construção de um mundo novo e "multipolar", declarou esperar uma resposta positiva e que a proposta deve ser valorizada positivamente pelos países que fazem parte do grupo, incluindo o Brasil.
"Esperamos uma resposta positiva para que a Venezuela entre o mais cedo possível na dinâmica do Brics a aprender, apoiar e ajudar", disse. No final de maio, o presidente Lula (PT), se manifestou a favor da entrada do país vizinho no bloco, após se reunir com Maduro.
Nos últimos dias, o bloco anunciou que está aberto para uma possível expansão, com adesão de novos membros. No dia 20 de julho, a África do Sul revelou que 22 países demonstraram interesse em ingressar no Brics. A próxima cúpula do Brics está marcada para acontecer no fim de agosto, na África do Sul
0 comments:
Postar um comentário