A semana se inicia nesta segunda-feira (20) e vai até o sábado (25)
Através da Campanha "Solidariedade não tem preço", a Hemoba comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue no dia 25 de novembro, com o objetivo de agradecer todos os voluntários pelo nobre gesto de doar sangue de maneira solidária e altruísta.
Nesta segunda-feira (20) começa a Semana Nacional do Doador, ela vai até o sábado (25), a Fundação vai promover diversas atividades em suas unidades de coleta na capital e no interior da Bahia, em colaboração com artistas, influenciadores digitais, empresas e instituições. Todos estão juntos pelo propósito de sensibilizar e mobilizar a população para a importância da doação de sangue.
No dia 25, a sede da Hemoba e as unidades de Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas e Eunápolis participarão do Sabadão Solidário, recebendo grupos de doadores previamente agendados. A Timbalada será a embaixadora da Semana Nacional do Doador deste ano, contribuindo com a gravação do videoclipe e jingle da campanha, elaborados por Buja Ferreira, vocalista da banda, e Samuca Cabral, compositor e produtor musical.
Em Salvador, na sede da Hemoba, ocorrerá o lançamento do videoclipe da campanha, com participações especiais da cantora Cássia Aguiar, do cantor Ubirajara Azevedo, da Banda de Rock Os Tios, do Coral da Alegria, do Coral da Água Viva (Embasa) e da Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle. Como cortesia aos doadores, serão oferecidos serviços de massagem durante a semana no Hemocentro Coordenador e de limpeza de pele (Mary Kay). Nesse período, as unidades móveis de coleta (Hemóvel) estarão no Hospital da Mulher (21 a 24), como parte da ação "Seu Gesto Vale Muito", no Shopping da Bahia (20 a 23) e no Salvador Shopping (24 e 25).
Para suprir a demanda das unidades hospitalares do estado, a Hemoba conta principalmente com a solidariedade dos doadores de sangue, que realizam esse ato altruístico sem esperar nada em troca. Em 2022, na Bahia, 157.480 candidatos à doação foram mobilizados. Até outubro deste ano, a Fundação recebeu 140.323 voluntários, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue regularmente, um número ligeiramente abaixo dos ideais 2% definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e muito distante dos 3% a 5% registrados em países europeus. Doações frequentes são fundamentais para atender a situações de emergência, tratamento de diversas doenças hematológicas e câncer, além de cirurgias eletivas de grande porte.
Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto os idosos acima de 60 anos podem doar apenas se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, é importante que o voluntário não esteja em jejum, não tenha consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não tenha fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento. Além disso, recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional é necessária para realizar a doação.
0 comments:
Postar um comentário