Foto: Reprodução/Câmara dos DeputadosPor: Metro1
Cobiçada pelos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, a bancada do PL, que conta com 95 parlamentares, negocia para ocupar a Mesa Diretora da Casa a partir do ano que vem.
De acordo com a reportagem do jornal O Globo, Altineu Côrtes (PL-RJ), citado como possível nome a ser lançado pelo partido no primeiro turno da disputa, agora surge como trunfo para que a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro abra mão da disputa e conceda o apoio a um dos nomes do páreo, como Elmar Nascimento (União-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Antônio Brito e Elmar Nascimento já sinalizaram a Valdemar que aceitam ter Altineu no posto, caso o partido feche questão em torno dos seus nomes. Além de conduzir sessões na ausência do próximo presidente, o 1º vice-presidente da Câmara também é o vice-presidente do Congresso, o que dá ao partido que ele integra um poder maior de influência nas decisões da Casa.
Ainda de acordo com a repotagem, a negociação, entretanto, não se restringe apenas a este posto. Bolsonaristas condicionam este apoio ao compromisso com pautas conservadoras, especificamente às relacionadas à indústria armamentista e às matérias de "comportamento". A defesa de uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados que estão sob investigação pelos atos de 8 de janeiro também faz parte das conversas.
0 comments:
Postar um comentário