Foto: Ricardo Stuckert/PR Por: Metro1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os chefes dos outros Poderes da República para uma reunião emergencial sobre o cenário das queimadas no país. A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta. A reunião com os chefes de Poderes está marcada para esta terça-feira (17), no Palácio do Planalto.
Lula convidou os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Também estão sendo convidados os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU) e o chefe da Procuradoria Geral da República (PGR). O governo também estuda, por meio da Casa Civil, uma agenda do presidente Lula com os governadores.
"[A reunião é] para que façam um diálogo, a partir desse diagnóstico, dessas informações [sobre as queimadas], e possam pensar de forma conjunta o compartilhamento de responsabilidades, na medida em que existem ações que vão além da responsabilidade do governo federal. A ideia é tratar esse tema não como tema do governo, mas como tema do Estado brasileiro, com a participação de todos os Poderes", disse o ministro Paulo Pimenta em entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto.
O Brasil enfrenta um cenário grave de queimadas e incêndios florestais, de janeiro a agosto de 2024 os incêndios já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados na semana passada. Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
0 comments:
Postar um comentário