MUNDO

Maior chuva dos últimos 30 anos causa alagamento em parte do Deserto do Saara



 Foto: Reprodutor/Redes Sociais

Uma chuva inesperada formou diversas lagoas entre as palmeiras e dunas do deserto do Saara, trazendo umidade a uma das regiões mais secas do planeta. O sudeste do Marrocos, que raramente recebe chuvas no final do verão, teve precipitações que superaram a média anual em várias áreas, incluindo Tata.

Na vila de Tagounite, foram registrados mais de 100 milímetros em apenas 24 horas. Imagens impressionantes mostram lagoas em Merzouga e o Lago Iriqui, completamente seco há mais de 50 anos. Em comunidades do deserto, turistas em veículos 4x4 atravessaram as poças, enquanto os moradores observavam, admirados.

Houssine Youabeb, da Direção-Geral de Meteorologia do Marrocos, destacou que não se via tanta chuva em um curto período há 30 a 50 anos. Essas chuvas, foram classificadas como tempestades extratropicais e podem alterar o clima da região, aumentando a umidade e potencializando novas tempestades.

Após seis anos de seca, essa abundância de água ajudará a recarregar os aquíferos subterrâneos essenciais para as comunidades, embora ainda não se saiba o quanto isso aliviará a situação.
 

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.