GERAL

PSD teve mais vitórias no 1º turno nas capitais e PL ainda disputa em 9 cidades; veja quem mais ganhou e quem perdeu


Por Edu Mota, de Brasília

Em apenas 11 das 26 capitais brasileiras a disputa eleitoral neste domingo (6) foi encerrada no primeiro turno, número que ficou abaixo do que mostravam as pesquisas até os últimos dias de campanha (a expectativa era de 13 capitais não terem segundo turno). Com a apuração encerrada nas principais cidades, 15 capitais terão o segundo turno, que acontece no dia 27 de outubro. 
Com os resultados deste domingo, o PSD saiu na frente e conquistou a vitória em três capitais (São Luís-MA, Rio de Janeiro-RJ e Florianópolis-SC). PL, MDB e União Brasil venceram em duas capitais cada neste primeiro turno. Já União Brasil, PSB e Republicanos conquistaram uma vitória cada. 
Em relação ao segundo turno, o PL é disparado o partido que tem mais candidatos ainda em disputa, com nove capitais. Em segundo lugar em quantidade de disputas no segundo turno estão o União Brasil e o PT, com quatro cada.
A lista dos partidos que ainda têm candidatos disputando a vitória no segundo turno é a seguinte: MDB - 3; PSD - 2; PP - 2; Podemos - 2; Avante - 1; PDT - 1; PSOL - 1; PMB - 1. 
No primeiro turno, os partidos de esquerda conquistaram apenas uma vitória, com João Campos, do PSB, reeleito no Recife. Já no segundo turno, o PT, que não venceu em nenhuma cidade, ainda tem quatro candidatos em disputas, mas nenhum deles acabou o primeiro turno na primeira colocação. 
Outros dois candidatos de esquerda ainda disputam o segundo turno em São Paulo, com Guilherme Boulos (Psol), e em Aracaju, com Luiz Roberto (PDT). Esses dois candidatos também não terminaram o primeiro turno vencendo a disputa em suas cidades. 
O campeão de votos no primeiro turno nas capitais foi o atual prefeito de Macapá, capital do Amapá, Dr. Furlan (MDB). Furlan obteve 85,08% dos votos válidos. Em segundo lugar como mais votado proporcionalmente foi o atual prefeito de Maceió, capital de Alagoas, JHC (PL), que alcançou 83,25% dos válidos. Na terceira posição aparece o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), que conquistou 78,67% dos votos válidos. 
Nenhuma mulher venceu as disputas nas 11 capitais que tiveram a eleição liquidada no primeiro turno. Para o segundo turno, nove mulheres ainda estão na disputa, sendo que em quatro cidades, foram as candidatas que fecharam a apuração de domingo na primeira colocação. Das disputas de 2020 nas 26 capitais, apenas em uma delas, Palmas, uma mulher conquistou uma prefeitura (Cinthia Ribeiro, do PSDB).
Uma situação peculiar vista neste primeiro turno nas 26 capitais foi o desaparecimento do PSDB das disputas. Neste ano de 2024, o PSDB não conquistou nenhuma prefeitura no primeiro turno, e também não está presente nas 15 cidades em que acontecerá a disputa de segundo turno. 

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.