GERAL

Polícia Federal inicia operação De Volta Para o Futuro em Itaberaba

Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em parceria com o GAECO/MPF e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, deflagrou a Operação De Volta Para o Futuro, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários na Agência da Previdência Social de Itaberaba.

As investigações, iniciadas há cerca de seis meses, identificaram que diversos benefícios previdenciários eram concedidos com base em vínculos trabalhistas fictícios, criados para justificar aposentadorias, tanto urbanas quanto rurais.
Duas servidoras da agência do INSS em Itaberaba foram apontadas como responsáveis por inserir vínculos trabalhistas falsos no sistema, referentes a períodos passados, para aprovar benefícios indevidos. Além disso, uma das servidoras emitia ordens de pagamento irregulares, gerando créditos duplicados de alto valor, inclusive referentes a períodos já quitados.
Os benefícios fraudulentos geravam pagamentos mensais e valores retroativos expressivos, pois as servidoras manipulavam datas no sistema para fazer parecer que os benefícios tinham início em períodos anteriores.
Foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva nas cidades de Itaberaba, Feira de Santana e Salvador. As investigações seguem para identificar outros integrantes da organização criminosa.
 

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.