O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, reuniu profissionais da imprensa para um café da manhã nesta segunda-feira, 06, quando compartilhou planos e desafios de sua administração para os próximos quatro anos. No evento, com grande participação de veículos de comunicação, o gestor abordou temas como educação, Central de Abastecimento, trânsito e modernização da gestão municipal.
No campo da educação, Gustavo anunciou que, nos dois primeiros anos de sua gestão, pretende entregar cinco novos equipamentos educacionais, sendo três creches nos bairros Petrolar, Barreiro e Urupiara. “A creche do Barreiro já está com o termo assinado e vai para licitação. As outras duas estão deferidas no nosso sistema, e estamos aguardando a emissão do termo. Além disso, desapropriamos duas áreas importantes no Santa Terezinha, durante o período em que eu era secretário de Educação. Uma delas será destinada a uma escola com 12 salas e a outra, a uma creche. Também estamos atentos à situação da Escola São Geraldo, no Mangalô, que precisa urgentemente de reforma”, observou.
Questionado sobre o fornecimento de fardas para os alunos das escolas municipais, Gustavo Carmo informou que a prefeitura voltará a fornecer o fardamento completo. "Ainda não sabemos se conseguiremos fazer isso este ano, pois o orçamento de 2025 está sendo publicado. Do ponto de vista financeiro, é como se o município ainda não tivesse iniciado o ano, mas, esperamos publicar o orçamento hoje para anunciar o que poderemos concretizar", explicou.
Manutenção de espaços públicos
O prefeito mencionou ainda que escolas, unidades de saúde e equipamentos públicos abertos (praças, campos e quadras)e fechados (estádio Carneirão, Central de Abastecimento, Mercado de Boa União e Mercado do Riacho da Guia), receberam os cuidados da Secretaria de Manutenção.
Localizada no centro da cidade, a Central de Abastecimento foi um dos temas mais abordados na coletiva. A preocupação dos jornalistas girou em torno do acesso e das melhorias necessárias no local, com foco no bem-estar dos comerciantes e clientes. O prefeito mencionou a necessidade de melhorias na infraestrutura, como telhados e banheiros, e a importância de manter a sensibilidade nas relações com a comunidade.
“A Central de Abastecimento é um local que conheço bem, ando por lá e conheço todos os setores. É possível que, durante nosso governo, ela se torne uma autarquia de abastecimento. Estamos verificando o modelo exitoso de Juazeiro, mas, obviamente, qualquer decisão sobre isso será discutida com os feirantes. Antes de qualquer coisa, precisamos avançar com um projeto físico que inclua a melhoria do telhado central e a correção da obra do galpão das frutas. Sem esses e outros fatores, não conseguiremos avançar com a ideia de autarquia”, afirmou.
Modernização da gestão
Dentro do processo de modernização da relação entre a população e a prefeitura, Gustavo Carmo destacou que a gestão já está trabalhando na criação do que chamou de “ambiente virtual da cidade”, semelhante ao modelo de Recife. O objetivo é conectar a administração pública ao cidadão por meio de canais digitais.
“Precisamos que o cidadão esteja conectado por meio de um aplicativo da prefeitura, permitindo o acesso a serviços, emissão de certidões, reclamações e facilitando o dia a dia das pessoas. Levaremos para o Centro Municipal de Atendimento ao Cidadão todos os setores da Prefeitura relacionados com atendimento, à exceção dos setores de Educação, Saúde e SAAE, que têm estruturas próprias. Assim, não será necessário sair de casa para solicitar certidões, IPTU, entre outros serviços”, explicou o prefeito.
Tarifa zero
Sobre a questão do trânsito na área urbana de Alagoinhas, os assuntos em destaque foram a liberação do canteiro da avenida Lourival Batista para estacionamento, a implantação da tarifa zero no transporte público e a melhoria do serviço da zona azul.
Sobre a utilização do canteiro da Lourival Batista, Gustavo Carmo reforçou que a liberação para estacionamento, que entrou em vigor desde a última sexta-feira, 3, é em caráter experimental.
A estrutura e o fluxo do trânsito serão analisados durante os próximos 60 dias, pela Diretoria de Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito. “Transcorrido esse prazo, um parecer técnico sobre a viabilidade de regulamentar em definitivo o estacionamento na localidade será emitido, levando em consideração a melhoria do fluxo de veículos, bem como a promoção de maior segurança e conforto para as pessoas que transitam no local”, acrescentou Gustavo.
O prefeito também reafirmou que a tarifa zero no transporte público municipal é uma das principais metas de seu governo. “É algo bastante desafiador, mas vamos perseguir esse objetivo. O modelo já está definido, é semelhante ao da cidade de Paranaguá, no Paraná, como ficou definido no Fórum de Mobilidade Urbana que fizemos aqui”, lembrou.
Quanto à zona azul, Gustavo disse que o serviço precisa de melhorias, a exemplo de adequações nas marcações das vagas e no sistema de cobrança, para evitar transtornos aos motoristas que ficam na dependência de encontrar um monitor para efetuar o pagamento.
0 comments:
Postar um comentário