O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20). Em seu lugar, a embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da missão diplomática brasileira em Washington, representará o Brasil no evento.
Tradicionalmente, o Brasil nunca enviou chefes de Estado para as posses presidenciais nos Estados Unidos. A ausência de Lula segue a prática americana de convidar apenas chefes de missões diplomáticas, e não líderes estrangeiros, para a cerimônia.
Bolsonaro recebe convite, mas Sua Presença Depende do STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi convidado por Trump para participar da posse. No entanto, sua presença está condicionada a uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o convite enviado por e-mail, Bolsonaro e um acompanhante foram convidados "em nome do presidente eleito Trump" para a posse e o tradicional baile inaugural, que ocorrerá no mesmo dia. A confirmação da presença de Bolsonaro depende da autorização judicial, que ainda está sendo analisada pelo STF.
Após ter o passaporte retido por ordem judicial, no contexto das investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro solicitou, na última sexta-feira (10), ao STF permissão para viajar aos Estados Unidos entre 17 e 22 de janeiro.
No último sábado (11), o ministro Alexandre de Moraes pediu que a defesa do ex-presidente apresente um documento formal que comprove o convite para a cerimônia. O pedido ainda aguarda avaliação.
0 comments:
Postar um comentário