Donald Trump toma posse para o segundo mandato nos Estados Unidos. Foto: Chip Somodevilla / POOL / AFP
Presidente já assinou diversos decretos após a posse
Donald Trump, 78, tomou posse nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia fechada no Capitólio. Em sua nova gestão, Trump já anunciou uma série de ordens executivas, entre elas a retirada do país da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Trump justificou a decisão com base na “má gestão da pandemia de Covid-19 pela organização” e sua suposta “incapacidade de adotar reformas e demonstrar independência de influências políticas inapropriadas”. Ele também criticou o que considera contribuições financeiras desproporcionais dos EUA à entidade.
A ordem executiva assinada por Trump nesta segunda-feira reforça que a OMS ainda exige “pagamentos injustamente onerosos” e que mudanças na relação dos EUA com a organização são necessárias. O ex-presidente argumentou que os Estados Unidos pagam mais do que outros países, algo que ele já havia apontado em sua administração anterior.
Fundada em 1948, a OMS é uma agência especializada da ONU, sediada em Genebra, Suíça, para promover a saúde pública global e garantir segurança sanitária. Trump, porém, questiona a eficácia e a imparcialidade da entidade em crises como a pandemia de Covid-19.
0 comments:
Postar um comentário