GUERRA

Ministro da Defesa de Israel dá ordens para exército preparar plano para retirar palestinos de Gaza

Foto: Reprodução/Aljazeera/Youtube Por: Metro1 

 Declaração aconteceu nesta quinta-feira (6)

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou, nesta quinta-feira (6), que pediu ao Exército israelense para elaborar um plano permitindo a saída voluntária dos habitantes de Gaza. Ele sugeriu que os palestinos poderiam se deslocar para países dispostos a recebê-los, como Espanha, Irlanda e Noruega, que têm se oposto às operações militares israelenses. A proposta inclui opções de saída por terra, mar e ar, embora Katz não tenha detalhado como isso seria viável, já que o aeroporto de Gaza foi destruído e o território não tem porto para passageiros. As informações são do Jornal O Globo e agências internacionais
O plano de Katz surge em um contexto delicado, com a Casa Branca tentando amenizar as declarações do presidente Donald Trump, que havia apresentado um plano controverso ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Trump sugeriu a remoção de toda a população palestina de Gaza e a tomada de controle do território pelos Estados Unidos, para criar uma "Riviera do Oriente Médio" para todos os habitantes da região.
Ainda não há clareza sobre como o plano de saída de Katz seria executado, uma vez que Israel restringe severamente a movimentação dos palestinos, limitando a passagem apenas para casos médicos, com o ponto de entrada para o Egito funcionando restritamente. Além disso, a proposta de Trump, que envolveria a limpeza de destroços e a remoção de explosivos não detonados em Gaza, gerou controvérsia e aumentou as tensões na região, especialmente com a perspectiva de um controle americano de longo prazo sobre o território.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.