GERAL

Com recursos do Novo PAC, Governo da Bahia define consórcio responsável por reforma milionária em aeroporto


 Divulgação / Seinfra

 governo da Bahia já definiu as empresas que vão executar as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras (Dom Ricardo Weberberger), no Oeste baiano — que é administrado pela gestão estadual. A licitação havia sido lançado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em outubro de 2024.

Trata-se do consórcio formado pelas empresas Pórtico Construções, Eterc Engenharia e pela Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). As intervenções, que devem custar mais de R$ 44 milhões, com uma parte sendo custeadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e uma outra parcela com recursos do governo da Bahia.
O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros; reforma e ampliação da Pista de Pouso Decolagem (PPD); construção do novo pátio de aeronaves e serviços complementares de drenagem e infra do balizamento noturno e auxílio à navegação.
Também está prevista a reforma e a adequação da taxiway — que é a pista de rolamento de aeronaves em um aeroporto, que permite que elas se desloquem entre o terminal, hangares, pátios e outras instalações. Com a intervenção, a expectativa é que o aeroporto amplie sua operação para aviões com capacidade de aproximadamente 200 passageiros.
De acordo com a Seinfra a previsão de duração da obra de construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Barreiras é de 360 dias (um ano) depois da assinatura da ordem de serviço conforme informado no edital disponível no site do órgão. Já a ampliação da pista de pouso e decolagem deve durar 240 dias (oito meses) logo após ser autorizada.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.