Lula Zera Imposto Federal da Taxa das Blusinhas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chancelou, nesta terça-feira (12/5), uma Medida Provisória (MP) que isenta do imposto federal as compras internacionais de até US$ 50, popularmente conhecida como “taxa das blusinhas”. A decisão promete impactar os consumidores que realizam compras em plataformas digitais estrangeiras.

Impacto Imediato da Medida

De acordo com informações divulgadas pela ministra da Casa Civil, a alteração entra em vigor imediatamente após a assinatura da MP presidencial. Essa celeridade na implementação busca restaurar o cenário anterior às taxações que geraram insatisfação entre os compradores e lojistas.

A chamada “taxa das blusinhas” havia sido motivo de intensos debates e preocupações no setor de comércio eletrônico. A medida anterior impunha a cobrança do imposto de importação para encomendas de baixo valor, o que elevava significativamente o custo final dos produtos para o consumidor brasileiro.

Com a zeragem do imposto federal, espera-se uma retomada no volume de compras internacionais de pequeno valor, beneficiando tanto os consumidores, que terão acesso a produtos mais baratos, quanto as plataformas de e-commerce. A decisão reflete uma sensibilidade do governo às demandas dos cidadãos e do mercado.

Compartilhar artigo

Parceria

PORTAL ALINHADO
MEMBRO
OFICIAL
CLIQUE E
SAIBA MAIS
Notícias Alinhadas
noticiasalinhadas.com.br
Edit Template

Sobre

Aragão Notícias é um portal de notícias que traz informações rápidas, claras e confiáveis sobre os principais acontecimentos do dia. Nosso objetivo é manter os leitores sempre bem informados sobre temas relevantes do Brasil e da região.

Redes Sociais

© 2025 Aragão Notícias – Informação clara, rápida e confiável.